sábado, 22 de setembro de 2012


Aromaterapia: essências corretas podem trazer benefícios à sua vida

O aroma de flores, ervas e até frutas podem trazer melhorias ao seu dia a dia, manter o equilíbrio e até aumentar o apetite sexual

Manter um vaso com rosas ou lírios frescos perto da cama aumenta o relaxamento e o bem-estar. A substância, responsável pelo perfume, estimula o organismo a liberar endorfina, hormônio que produz sensações de prazer. "Não é à toa que o aroma das rosas está ligado ao amor e à alegria e o dos lírios à receptividade". Os aromas percorrem um longo caminho no organismo. Passam pelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções. Por isso são capazes de produzir sensações de bem-estar.
Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade.

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas.
Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.

É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holítica. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso
 Conheça alguns outros aromas e seus efeitos:

Canela: Além de servir como estimulante, mantendo o usuário mais atento, o aroma da canela serve como excelente afrodisíaco, perfeito para apimentar qualquer relacionamento. Conservar velas aromáticas ou óleos essenciais pela casa deve manter o clima sempre em alta.

Alecrim: Para quem espera por energias positivas e coisas boas dentro de casa, a essência de alecrim é a alternativa mais do que indicada. Perfeito para aumentar o bom humor das pessoas, a erva de perfume adocicado ainda proporciona melhoras ao couro cabeludo.

Lavanda: Sabe aquele dia que você comeu demais, está indisposto e o sufoco não passa? Óleos com essência de lavanda são ótimas alternativas para melhorar o seu estado. Além de digestivo, o perfume melhora o bem-estar do indivíduo. O cheiro de lavanda ainda melhora o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo.

Camomila: a vovó já dizia, nada melhor do que um chá de camomila para acalmar os nervos e as tensões. Em se tratando da essência o efeito é o mesmo. O doce aroma da camomila melhor o bem-estar, alivia o estress e deve garantir uma boa noite de sono para quem sofre de problemas como insônia.

Laranja: Vai receber os parentes no final de semana ou simplesmente quer ficar pronta para a badalação? Óleos essenciais de laranja estimulam a criatividade, a força física e o desempenho das pessoas, perfeito para quem vai enfrentar uma maratona trabalhosa ou precisa do máximo de energia possível.

Gengibre: Desde os primórdios povos orientais têm usado o gengibre como um fortificante, com o aroma não é diferente. Perfeito para dar aquela animada durante a manhã, o gengibre é mais do que indicado para quem vai ficar estudando até tarde ou está trabalhando há bastante tempo.

Eucalipto: Quer manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional? Nada mais indicado do que perfume de eucalipto para isso. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante.


MAGRO E FELIZ

Florais de Bach são ótimas opções  para quem quer emagrecer e ficar bem.

A luta comtra a balança é uma batalha que travamos diariamente

Muitas vezes, a baixa autoestima e falta de estímulo vencem levando a falta de cuidado com o que comenmos e fazendo com que o peso aumente, além de estar afetando também a saúde.

Emagrecer depende de um conjunto sincronizado de fatores: nutricionais, físicos, emocionais, mentais e até espirituais.

O primeiro passo é o desejo, a vontade real de emagrecer, a vontade de mudar.

E, para implementar essa mudança, a pessoa deve reconhecer que precisa de ajuda, muuuuita ajuda: dos profissionais, da família, do companheiro, dos amigos.

No processo de emagrecimento devemos incluir além dos exercícios físicos, uma alimentação equilibrada.

Se náo mudamos questões emocionais náo conseguiremos dar inicio a um processo de emagrecimento sério.

O ESTRESSE TAMBÉM ENGORDA!

Estudos indicam que o estresse potencialmente engorda e incha, porque faz nosso organismo reter líquidos.

Quando nosso organismo se sente em perigo,  ele  entende esse seinal como uma grande ameaça, então, secreta cortisol, uma substância que colabora para o acúmulo de gordura no abdomen.

Será produtivo e prudente aliviar as tarefas e responsabilidades para diminuir o estresse.

Para desacelerar a produção de insulina, a recomenda;áo é diminuir, mas não extinguir o consulmo de carboidratos tais como: chocolate, doces, bolos, açúcares, pães brancos, batata, macarrão e arroz branco, preferindo os de baixo índice glicêmico (que demoram mais para serem transformados em glicose).

FLORAIS PARA EMAGRECER

Para entender como os florais de Bach podem ajudar a emagrecer, é preciso identificar a sua atuação no organismo. Os florais atuam através do tratamento do indivíduo e não da doença, harmonizando sua condição emocional, para que através da transformação das atitudes em estados mais positivos, possa ser estimulado seu podtenial de autocura. Ajudam a pessoa a reassumir o controle dos acontecimentos para que deixe de ser "controlada"por eles.

"Todo ser humano é único, tem personalidade própria, que não deve ser afogada pelo fluxo da tendência moderna voltada ã destruição do caráter, que procura nos tornar apenas unidades ou números ou partes de uma grande máquina. Cada pessoa tem uma vida para viver , um trabalho a realizar, uma personalidade gloriosa, uma individualidade maravilhosa. Se ela compreender isso e for capaz de o sustentar e manter contra todas as leis da massificação, ela superará tudo e ajudara os outros com o exemplo do seu caráter." - Eduard Bach, criador dos florais de Bach.

Não há uma "fórmula floral mágica para emagrecer". Os florais atuam reequilibrando a parte emocional do indivíduo e também os eus campos energéricos, colaborando dessa maneira no ânimo em praticar exercícios e no seu bem-estar. Ajudam a tratar a ansiedade, o estresse, a tristeza, a compulsão, entre outros fatores que fazem a pessoa engordar.

FLORAIS QUE AUXILIAM O EMAGRECIMENTO:

AGRIMONY: para necessidade de satisfazer o outro, necessidade de ser protegido.

CHERRY PLUM: reabilitação do uso de alimentos calóricos para compensar carência emocional.

CRAB APPLE: é o remédio da limpea, para a culpa, para remorso.

HEATHER: excesso de alimentação (pessoa que quando bebê chorava e logo mamava. Agora, toda vez que tem um problema, sente necessidade de "beliscar"algum alimento).

LARCH: esperam o fracasso, sentindo que nunca farão nada bem.

OLIVE: falta de prazer em viver

WALNUT: proporcionar constância, bom para mudanças de hábitos alimentares.